Não soa muito rock ‘n’ roll, mas a nova turnê do Coldplay é sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e inclusão.
Antigamente, quando as estrelas do rock saíam em turnê, o ‘chefe’ do camarim podia então conter demandas como Cup Noodles (Foo Fighters), roupas íntimas limpas (Red Hot Chili Peppers) e gatinhos (Mariah Carey). Ou, se você fosse Iggy Pop, poderia exigir aliás, uma marca de cigarros que ele odiava só para jogar no lixo, cerveja Grolsch e duas garrafas de vinho tinto.
As estrelas do rock ficaram um pouco sóbrias desde aqueles dias inebriantes de arremessar aparelhos de TV das janelas do hotel. Enquanto a banda britânica Coldplay trabalha em sua extensa turnê mundial construída em torno de seu álbum Music of the Spheres , é tudo sobre sustentabilidade , aquecimento global e inclusão. A última turnê da banda foi em 2019. Desde então, vem consultando especialistas em mudanças climáticasobre maneiras de reduzir a pegada de carbono da turnê.

A banda explica: “Estamos tentando eliminar o uso de combustíveis fósseis em nossa produção de shows e fretes terrestres. Na maioria das cidades, podemos conseguir isso usando uma combinação de biocombustíveis sustentáveis e energia renovável (solar, cinética e eólica). Também estamos tentando reduzir as emissões das viagens aéreas com combustível de aviação sustentável”.
Entre suas outras promessas, o Coldplay se compromete a plantar uma árvore para cada ingresso vendido e um show movido a energia 100% renovável. Eles até criaram pisos cinéticos para os locais, para que a energia dos fãs de dança possa fornecer eletricidade para ajudar a alimentar a diversão. E para polir suas credenciais de CSR, a inclusão também chega ao motociclista. Em todos os shows há intérpretes locais de linguagem de sinais, bem como assistência para ouvintes com deficiência auditiva.
Coldplay , um colosso na esfera da preservação ambiental e sustentabilidade

Com tantas milhas aéreas sendo cronometradas, para não mencionar os reboques sendo enviados para cima e para baixo nas rodovias, os roqueiros britânicos empurraram o barco para manter o lado direito dos tipos Extinction Rebellion.
“Tocar ao vivo e encontrar conexão com as pessoas é o motivo pelo qual existimos como banda. Ao mesmo tempo, estamos muito conscientes de que o planeta está enfrentando uma crise climática”, diz Chris Martin , o rosto da banda. “Então, passamos os últimos dois anos consultando especialistas ambientais para tornar esse passeio o mais sustentável possível e aproveitar o potencial do passeio para impulsionar as coisas.”
Sustentabilidade X estrelas do rock
A BMW respondeu positivamente aos pedidos do Coldplay de ‘um sistema de bateria portátil personalizado para nos permitir usar energia renovável onde quer que estejamos no mundo’. A DHL foi selecionada como parceira de logística, pois seu serviço GoGreen Plus inclui veículos elétricos e biocombustíveis em terra e o uso de biocombustíveis avançados para transporte aéreo e marítimo.

O Coldplay também prometeu reduzir significativamente mais CO2 do que a turnê produz usando iniciativas certificadas de compensação de carbono. Os menus de catering da tripulação têm opções à base de plantas e sem carne como padrão. O chefe de sustentabilidade insiste que os locais tenham torneiras aeradas, vasos sanitários com pouca descarga e pressão de água reduzida para aliviar o desperdício.
Tudo tremendamente louvável, e há um precedente. Enquanto Marilyn Manson insistia em ursinhos de goma Haribo e prostitutas carecas, Morrissey pediu que uma ‘jovem rebento não inferior a um metro e meio, mas não superior a um metro e oitenta’ para ser colocada em seu camarim.
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