Portal de Viagens - Sua fonte de notícias pelo mundo

Sabado, 07 de Dezembro de 2024
A origem do Dia do Rock: Celebrando o poder e a influência de um gênero icônico

ROCK AND ROLL
210 Acessos

A origem do Dia do Rock: Celebrando o poder e a influência de um gênero icônico

Uma homenagem à música que transcende gerações e moldou a cultura mundial

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Dia Mundial do Rock surgiu a partir de um pedido feito por Phil Collins, renomado ator, cantor, compositor e multi-instrumentista, durante o histórico festival de rock conhecido como Live Aid. Realizado em 13 de julho de 1985, esse megaevento teve como objetivo principal arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia e foi transmitido ao vivo pela BBC, alcançando uma audiência de mais de 1,5 bilhão de espectadores.

Durante o Live Aid, Collins, em uma de suas apresentações icônicas, proclamou que o que estava acontecendo ali era tão significativo e único na história da música que deveria ser designado como o "Dia Mundial do Rock".

A celebração dessa data tem sua origem nesse dia específico, quando ocorreu um dos maiores festivais de rock de todos os tempos. O evento contou com shows simultâneos em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos), apresentando as maiores bandas de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, Black Sabbath e, é claro, Phil Collins, que se apresentou em ambos os países no mesmo dia.

Leia Também:

Embora o Dia Mundial do Rock seja comemorado exclusivamente no Brasil, é interessante notar que outros países, incluindo a Inglaterra e os Estados Unidos, berços do gênero, têm datas diferentes para celebrar o rock.

Nos Estados Unidos, por exemplo, existem três datas distintas para essa comemoração. A primeira é o dia 9 de fevereiro, que marca o primeiro show dos Beatles no país. A segunda data é 5 de julho, em referência à gravação de "That's all right", de Elvis Presley, uma escolha amplamente apoiada por especialistas. Por fim, alguns estudiosos argumentam que o Dia do Rock deve ser comemorado em 9 de julho, devido ao programa "American Bandstand", apresentado por Dick Clark, que desempenhou um papel fundamental na disseminação do rock no país.

Veja as melhores 10 frases para o Dia Mundial do Rock

  1. "Rock'n'Roll não é só usar preto, é usar a consciência e fazer a diferença com atitudes"
  2. "O rock fala quando as palavras não conseguem expressar o que eu sinto"
  3. "O rock não se aprende na escola, ele é sentido no dia a dia e em tudo o que a gente faz"
  4. "Rock é a música tranquila que se usa para dormir, a triste que se usa para chorar ou a pauleira que podemos usar como despertador e energizante"
  5. "Existem emoções que só um bom solo de guitarra pode causar"
  6. "Quando eu era jovem, gostava de rock. O tempo passou e eu continuo gostando, só que cada vez mais"
  7. "Ser rockeiro é ter no DNA o vírus da rebeldia, da loucura e da emoção"
  8. "Fico feliz de ter nascido em um tempo que existe Rock'n'Roll"
  9. "A vida pode ser difícil, mas fica mais animada quando a trilha sonora é de rock"
  10. "As pessoas querem heróis. O rock é algo heroico porque elas contam com ele para se afastar do estilo de vida que levam no cotidiano"

    As Maiores e Mais Populares Bandas de Rock do Mundo:
    Uma Jornada pelos Ícones Musicais de 1940 a 2023

    10. Aerosmith

    A banda norte-americana, que também ficou reconhecida como o The Bad Boys from Boston, foi criada em 2001. Ainda em atividade, é composta por Steven Tyler (vocalista), Tom Hamilton (baixista), Joey Kramer (baterista), Joe Perry (guitarrista) e Brad Whitford (segundo guitarrista).
    Ao todo, estima-se que o Aerosmith já vendeu 150 milhões de cópias de seus discos.

     

    9. Billy Joel

    O cantor, compositor e pianista Billy Joel nasceu na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA) o considera o sexto artista solo que mais vendeu discos dentro de seu país de origem. Joel também é vencedor de 6 Grammys, tendo 23 nomeações ao prêmio.
    A estimativa é que Billy Joel tenha vendido um total de 155 milhões de discos em todo o mundo.

     

    8. U2

    A banda banda irlandesa de rock foi formada em 1976, por Larry Mullen Jr. Ainda em atividade, é composta por Bono (vocalista e guitarrista), Adam Clayton (baixista), The Edge (guitarrista e tecladista) e Larry Mullen Jr. (bateirista).
    Estima-se que o U2 já tenha vendido cerca de 160 milhões de cópias de seus discos.

     

    7. The Rolling Stones

    A banda de Londres (Inglaterra) está entre as mais reconhecidas pelo gênero de rock em todo o mundo. O The Rolling Stones nasceu em 1962 e era formado por Mick Jagger (vocalista), Keith Richards (guitarrista), Ron Wood (guitarrista) e Charlie Watts (baterista), que morreu em 2020. Antes, a banda contou com Brian Jones (fundador), Bill Wyman (baixista), Ian Stewart (tecladista) e Mick Taylor (guitarrista), todos falecidos.
    De acordo com a estimativa do jornal Independent, a banda vendeu mais de 200 milhões de discos.

     

    6. AC/DC

    A banda australiana AC/DC nasceu em Sydney, em 1973, formada pelos irmãos escoceses Malcolm e Angus Young. Ainda em atividade, o grupo é formado hoje por Angus Young (vocalista), Phil Rudd (baterista), Stevie Young (guitarrista), Brian Johnson (cantor) e Cliff Williams (baixista).
    Ao todo, o AC/DC já vendeu mais de 210 milhões de discos em todo o mundo.

     

    5. Pink Floyd

    A banda britânica Pink Floyd nasceu em 1965, em Londres (Inglaterra). O grupo encerrou as atividades em 2022, tendo seu último disco gravado em 2014, e foi fundado por Syd Barrett (guitarra, vocal), Nick Mason (bateria), Roger Waters (baixo, voz) e Richard Wright (teclados, voz). A estimativa é que o Pink Floyd tenha vendido mais de 250 milhões de discos.

    4. Queen

    A banda britânica Queen está entre as mais conhecidas de todos os tempos. Formada em 1970, ela continua ativa mesmo após a morte do vocalista, em 1991. Em sua formação original, era composta por Brian May (guitarra e vocais), Freddie Mercury (vocais e piano), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria e vocais). Hoje, permanecem no grupo Brian May, Roger Taylor e Adam Lambert (cantor).
    Os números de vendas do Queen variam, mas as estimativas apontam cerca de 300 milhões de discos vendidos em todo o mundo.


    3. Led Zeppelin

    No top 3 dessa lista se encontra o Led Zeppelin, banda britânica formada em 1968, na cidade de Londres (Inglaterra). Oficialmente, o grupo encerrou as atividades em 1980, mas tiveram novas (e breves) reuniões em 1985, 1988, 1995 e 2007. A composição original era formada por Jimmy Page (guitarrista), Robert Plant (vocalista), John Paul Jones (baixista e tecladista) e John Bonham (baterista).
    Conhecida como uma das bandas mais influentes de todos os tempos, estima-se que o Led Zeppelin tenha vendido mais de 350 milhões de discos.

     

    2. Elvis Presley

    Um dos pioneiros do rock, Elvis Presley está listado como um dos maiores artistas de todos os tempos. Nascido em Tupelo (Estados Unidos), em 1935, ficou reconhecido como o "Rei do Rock and Roll" nos anos 1950. Hoje, ele é considerado o artista de música solo mais vendido de todos os tempos, segundo o Guiness World Records. Ele também tem o recorde do maior número da Billboard 200.
    Elvis morreu em 1977, aos 42 anos, por uma parada cardíaca. A estimativa é que Elvis tenha vendido cerca de 1,5 bilhão de discos em todo o mundo.

     

    1. The Beatles

    Recordista mundial e a maior banda de todos os tempos, os Beatles encabeçam a lista das gigantes do rock. Criado em 1960, o grupo britânico, fundado em Liverpool (Inglaterra), ficou em atividade até 1970, e era composto por John Lennon (vocalista), Paul McCartney (guitarrista), George Harrison (guitarrista) e Ringo Starr (baterista).

    Mesmo com poucos anos em atividade, o grupo é considerado o maior e mais bem-sucedido de todos os tempos. Dos quatro integrantes, somente Paul e Ringo seguem vivos. John Lennon foi assassinado em 1980 e George morreu de câncer na garganta, em 2001.Ao todo, estima-se que os Beatles tenham vendido mais de 1,6 bilhão de discos em todo o mundo.

    *Os dados dessa matéria foram baseados em um compilado comparativo das listas mais atualizadas do Guiness World Records, do Chartmasters.org, da RIAA e da Best Selling Albuns.

FONTE/CRÉDITOS: Zeka Bocardi | Arquivos
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação | Getty Images
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!