Portal de Viagens - Sua fonte de notícias pelo mundo

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025
Viajar de motorhome pelo Brasil vale a pena?

Caravanismo
789 Acessos

Viajar de motorhome pelo Brasil vale a pena?

Unir hospedagem e transporte pode ser vantajoso em vários sentidos, mas exige planejamento, tempo e disposição

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um carro que leva junto a casa, ou uma casa com rodas? o motorhome poderia ser definido dessas duas maneiras e costuma figurar na imaginação de muita gente como o veículo ideal para uma viagem dos sonhos. mas será que isso se aplica a todo mundo e, em especial, a viagens de motorhome pelo Brasil?

Leia Também:

Trouxemos dicas de dois especialistas no assunto, os fotógrafos Marcelo Carnaval e Adriana Lorete, viajantes experientes que adotaram o motorhome como lar e já estão em seu segundo ano de viagens pela Europa. 

Vantagens de desvantagens de viajar de motorhome no Brasil

Embora seja muito popular viajar de motorhome na Europa e nos Estados Unidos – e, em um grau um menor, na Argentina –, usar um motorhome para viagens ainda é algo relativamente recente em nosso país e, por enquanto, restrito a pouca gente, se comparado a outros países. 

Estradas em mau estado, insegurança, pouca infraestrutura apropriada…os motivos para desanimar alguém que esteja interessado em usar um motorhome para passar as férias no Brasil não são poucos. 

E, por não serem populares, os preços de motorhome – novo, usado ou para alugar – também são comparativamente altos por aqui.

Por outro lado, na ponta do lápis, dependendo do roteiro e tempo da viagem, a conta pode ser vantajosa.

Afinal, o preço das passagens aéreas anda nas alturas e, somado ao da hospedagem e da alimentação, costuma ficar caro.

Além disso, dificilmente você terá tanta liberdade – e flexibilidade – para alterar horários, trajetos e destinos durante uma viagem quanto a bordo de um “carro casa” desses.

Sabe aquele lugar que era lindo na foto, mas ao vivo não é bem assim? ou aquela praia em que chove o tempo todo? pois é, com o motorhome você pode apenas seguir viagem para o próximo local do roteiro.

Como escolher um motorhome para viajar?

Embora ter seu próprio motorhome geralmente faça parte do “pacote” no sonho dos viajantes rodoviários, se você nunca usou um deles, antes de partir para a compra de um modelo novo ou usado – que, dependendo da configuração, pode custar o mesmo que uma casa de campo –, é recomendável que alugue um deles para experimentar e ver, na prática, como funcionam as coisas.

Há no mercado configurações de motorhome que vão do básico mais compacto, com espaço suficiente para abrigar duas pessoas, até verdadeiras mansões sobre rodas.

Escolher o tipo apropriado aos hábitos e ao número dos passageiros pode definir o sucesso ou o fracasso da viagem de motorhome.

Qual tipo de carteira de habilitação preciso para dirigir motorhome?

Vale lembrar que, para dirigir veículos de até 6 toneladas, normalmente basta ter uma CNH de categoria B, mas para modelos maiores você vai precisar de habilitações das categorias C ou D, a depender do tamanho escolhido. é fundamental consultar a empresa sobre isso antes de alugar.

Outra informação importante: para alugar um motorhome, além dos trâmites semelhantes aos de carro de passeio, geralmente é necessário deixar com a empresa um cheque de caução ou pagamento retido no cartão de crédito, ou seja, uma garantia para cobrir eventuais danos causados pelo usuário. esse cheque é devolvido no final do contrato.

Como planejar uma viagem de motorhome?

Há algumas coisas que são básicas para se levar em conta quando a ideia é viajar em um motorhome.

A primeira delas é que, por suas características, o tempo gasto na estrada, entre os deslocamentos, será sempre maior do que se você usasse um carro de passeio, ou mesmo um ônibus.

Grandes, pesados, menos estáveis, os motorhomes requerem mais paciência e menos pressa. a ideia é aproveitar a viagem. daí que vale escolher os trajetos também pelas paisagens que oferecem e, sempre que possível, evitar fazer trechos excessivamente longos de uma vez.

O ideal mesmo é sempre ter a bordo ao menos duas pessoas capazes de se alternarem na direção, e assim não forçar e cansar demais um motorista.

também por uma questão de segurança, procure viajar de motorhome sempre durante o dia, optando por locais vigiados onde os caminhões pernoitam, se for preciso dormir na estrada.

Também por conta do tamanho e dirigibilidade limitada, não costuma ser boa ideia usar o motorhome para visitar cidades grandes, com trânsito mais pesado e dificuldade para se encontrar locais para estacionar.

Nesse sentido, o melhor é montar seu roteiro usando as informações e dicas de guias especializados.

Além dos locais para estacionar/pernoitar, é importante levantar com antecedência pontos de parada – para abastecimento, descanso etc. – ao longo dos caminhos escolhidos. para isso, os aplicativos comuns de navegação costumam bastar, mas é bom procurar por recomendações de outros viajantes mais experientes.

Melhores dicas para viajar em motorhomes

Os fotógrafos Marcelo Carnaval e Adriana Lorete são verdadeiros aventureiros sobre rodas. eles já foram, por exemplo, do Brasil até os EUA de carro e percorreram inúmeros percursos rodoviários pela América Latina. atualmente, estão em seu segundo ano de motorhome pela Europa.

Entre fevereiro e novembro de 2022, os dois percorreram cerca de 20 mil km pelo Velho Continente, entre países como Espanha, França, Alemanha, Dinamarca e Noruega. e, neste momento, com o fim do inverno local, voltaram à estrada. estão na Itália.

Com a ajuda deles, elaboramos as dicas a seguir, todas baseadas em sua experiência na Europa, mas que na maioria dos casos, se aplicam, também a viagens desse tipo por outros continentes – inclusive o nosso.

1 – Usar motorhome é sempre mais barato do que outro meio de transporte e de hospedagem nas viagens?

Nem sempre. vale a pena pesquisar e fazer as contas antes, considerando os custos de passagens ou do aluguel de um carro e o de pernoites em hotéis ou hostels no percurso que se pretende fazer e comparando com os envolvidos com o uso do motorhome – como aluguel, combustível e estacionamento.

Outro custo a levar em conta é o de alimentação. embora não tenha exatamente uma cozinha gourmet, o motorhome permite que se prepare refeições básicas e armazene uma boa quantidade de alimentos e bebidas (tem geladeira), o que representa uma boa economia com restaurantes.

Por outro lado, embora esses veículos possam transportar e até acomodar cinco ou mais pessoas, Marcelo desaconselha que se faça viagens longas com “a casa cheia”, pela pouquíssima privacidade que o espaço reduzido oferecem.

2 – O que vale mais a pena: alugar ou comprar um motorhome de segunda mão – para depois revendê-lo?

Marcelo e Adriana compraram seu motorhome, optando por um modelo de segunda mão, pois viajaram por 10 meses – e ainda vão prosseguir por um período semelhante em 2023. para temporadas mais curtas, eles recomendam que se alugue o veículo.

“Geralmente, o motorhome alugado está em estado de novo e, tem seguro incluído. se der algum problema, você poderá trocar por outro”, recomenda o fotógrafo.

Em termos de custos, o aluguel na Europa sai por entre 90 e 100 euros por dia, ou cerca de três mil euros mensais (cerca de R$ 5.600).

Já o valor de um usado vai depender de muitos fatores, desde o tipo (e tamanho) escolhido, idade e até a época do ano em que se fizer compra. no verão, por exemplo, o preço é bem mais alto que no inverno.

Ou seja, só compensa mesmo investir na compra de um carro desses se você for passar, pelo menos, uns seis meses viajando e “morando” nele. além disso, é infinitamente mais simples (menos burocrático e demorado) para estrangeiros alugar do que comprar um veículo na Europa.

3 – Qual o melhor roteiro para se fazer com um motorhome?

Os motorhomes não são especialmente econômicos. na Europa, praticamente todos eles, de diferentes tamanhos, são movidos a diesel. no caso de nossos amigos Marcelo e Adriana, o Ford Transit, que é a base de seu carro, faz, em média, pouco mais de 9 km por litro de combustível.

Por isso, eles dizem que o mais vantajoso é fazer roteiros que percorram muitas cidades e lugares, mas dentro de uma região mais limitada, com percursos curtos entre os pontos de parada. além disso, é muito importante levantar com antecedência os locais em que se pretende parar o motorhome.

Além disso, é importante pesquisar antes se é possível passar com o motorhome em todas as estradas que se planeja usar – há algumas, especialmente no interior de países como França, Espanha e Itália – que são antigas e cheias de pontes, túneis, curvas etc. incompatíveis com ele.

E, também, cidadezinhas com pórticos e ruas estreitas em que não se pode sequer entrar. nestes casos, a melhor solução é buscar um estacionamento mais afastado ou em um lugarejo vizinho e seguir até lá em transporte público, de bicicleta ou de moto (veja o item 5).

4 – por falar nisso, onde estacionar o motorhome?

Na maioria dos países europeus, há estacionamentos que aceitam esses veículos, oferecendo ou não recursos úteis para eles – como pontos de luz, água e de esgotamento para a água usada. há locais gratuitos, cidades em que é permitido (ou proibido) para na rua, campings etc.

Adriana conta que, para poderem se planejar, eles usam um aplicativo gratuito para smartphone chamado “Park 4 night”, que dá uma série de informações fundamentais para quem viaja nesses veículos, incluindo a avaliação de pontos de parada por outros usuários.

Além dos recursos disponíveis nos estacionamentos, limpeza, preços, comércio nas redondezas etc., essas avaliações falam sobre outro detalhe importantíssimo: a segurança. infelizmente, arrombamentos e roubos em motorhomes não são incomuns, mesmo na Europa.

Adriana conta que, por mais de uma vez, eles deixaram de parar em determinadas cidades por causa do alto índice de roubos relatados por outros viajantes nesse aplicativo. aqui no Brasil, como mencionamos, vale consultar os aplicativos, sites de dicas e parar somente em locais seguros.

5 – O que levar a bordo de um motorhome?

Além dos utensílios domésticos, lanternas e ferramentas básicas, Marcelo aconselha levar uma mangueira com um bom comprimento, para poder ligar em torneiras e abastecer o reservatório do Motorhome. ele também recomenda o uso de carros com sistema de gás GLP.

Isso porque esse tipo de gás é reabastecido em postos, tal qual o combustível do carro, e não com botijões – que têm padrões diferentes nos vários países europeus, dificultando a troca. nesse sentido, é importante levar adaptadores para os diferentes tipos de conexão de gás e, também, de tomadas elétricas.

6 – Transporte alternativo

Além do motorhome, Marcelo e Adriana compraram na Europa uma pequena motocicleta, que é transportada em um dispositivo na traseira do carro. Assim, podem estacionar o “carro casa” nos arredores de uma cidade e ir até o centro de moto, ganhando maior mobilidade para passeios.

Eles contam que é muito comum que os viajantes como eles tenham motos ou bicicletas – especialmente as elétricas – e, seus carros com esse objetivo. assim, podem ficar baseados em um bom estacionamento e visitar todas as atrações em um raio de até 30 ou 40 km de distância.

FONTE/CRÉDITOS: iCarros
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Motorhome, viagem, camper, natureza, turismo, aventura, casa sobre rodas
Comentários:

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Jornal do Viajante no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!