Portal de Viagens - Sua fonte de notícias pelo mundo

Sabado, 07 de Dezembro de 2024
Turismo na Oceania: SUPER DICAS para planejar sua viagem

Oceania
15 Acessos

Turismo na Oceania: SUPER DICAS para planejar sua viagem

Os países da Oceania tem muito a oferecer aos seus visitantes

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Venha planejar um turismo na Oceania! Caso não conheça, temos aqui uma ótima oportunidade pra ficar sabendo sobre algumas coisas.

De uma forma ou de outra reunimos dicas sobre a viagem para diversos destinos de lá, assim como algumas recomendações de pontos turísticos interessantes.

Então venha conhecer e deixe a cultura da Oceania te surpreender!

Leia Também:

Turismo na Oceania

Turismo na Oceania

À procura de uma cultura distinta? A formação da Oceania se deu, em boa parte, com raízes anglo-celtas e com influências indígenas!

Mas o que vemos hoje não é algo irreconhecível. A partir do meio do século 20, o popular norte-americano alcançou esse continente. Especialmente por meio de mídias como televisão e cinema.

Atualmente, além de serem procurados pelas ricas beleza naturais, os países da Oceania têm muito a oferecer em belas artes, música e gastronomia.

Quem ainda não conhece vai se surpreender facilmente com as atrações e características únicas de lá.

E quem já conhece pode explorar um pouco mais de toda essa variedade de atrações e entretenimento!

Cultura

Alguns locais de lá são muito procurados por intercambistas. Para situações como esta, em especial, mas também para turistas, é interessante conhecer os hábitos de lá.

Por verem muitos estrangeiros, as pessoas costumam ser bastante receptivas. Às vezes são até considerados os lugares entre os mais amigáveis do mundo!

Porém, eles nem sempre são tão abertos e próximos como os brasileiros têm a fama de ser. A princípio, eles podem se comportar de forma reservada e com boas maneiras.

Mas, assim como no Brasil, eles curtem muito uma boa festa, churrasco, cerveja e apreciam os esportes de lá – que, no caso deles, são o cricket e o rugby.

Clima

O clima também é variado, mas, em geral, é possível afirmar que é quente. Em Janeiro de 2019, por exemplo, foi de 30ºC a temperatura média – e não a máxima!

Então pode ir buscando alternativas pra se refrescar. Apesar disso, o clima está muito sujeito às correntes de ar do oceano.

Na Austrália, a diferença é maior, por ser o único país grande o bastante pra ter um clima continental, chegando a ter alguns desertos.

Nas ilhas e na costa norte australiana, o clima típico é o tropical, bem familiar pra brasileiros!

Como os climas variam muito, mesmo de ano para ano, você pode conferir as previsões do tempo para a época em que deseja visitar, para ter mais segurança.

Países da Oceania

Países da Oceania

São 14 os componentes desse continente. Os mais famosos são, com certeza, a Austrália e a Nova Zelândia.

Porém, Fiji, Taiti e as Ilhas Salomão não ficam muito atrás em popularidade e atrações turísticas.

Confira a lista dos países da Oceania:

  • Austrália
  • Papua Nova Guiné
  • Nova Zelândia
  • Fiji
  • Ilhas Salomão
  • Vanuatu
  • Samoa
  • Micronésia
  • Tonga
  • Kiribati
  • Ilhas Marshall
  • Palau
  • Tuvalu
  • Nauru

Há outras regiões, mas elas são parte de outros países, como a Polinésia Francesa, do território ultramarino Francês, ou Guam, dos Estados Unidos.

Quando viajar para a Oceania

Turismo na Oceania

Fonte: Unsplash

Pode parecer surpreendente depois saber o quanto as temperaturas podem se elevar, mas a alta temporada acontece no verão!

Não apenas por alguns dos destinos mais populares serem parques e praias, mas também por ser a época seca.

Entre novembro e março há menos chuvas e mais sol. Uma ótima data pra se fazer uma visita.

Por outro lado, é alta temporada, pois muitos aproveitam datas festivas, como Natal e Ano Novo. Então os preços podem estar bem mais elevados.

No inverno o clima é mais ameno, as águas são mais frias, os preços, mais em conta e chove com bastante frequência.

Os períodos intermediários são outono e primavera.

Documentos necessários para viagem pela Oceania

Documentos necessários para viagem pela Oceania

Fonte: Free Images

Boa parte dos países exigem um visto para permitir a entrada, como é o caso da Austrália.

Vale conferir, pois alguns dispensam para estadias de até 90 dias, como em Fiji e na Nova Zelândia.

Em todo caso, é necessário ter um passaporte que esteja dentro da validade por até 6 meses no momento da entrada.

Mas, sendo países diferentes, podem fazer exigências diferentes. Então verifique os detalhes de seu destino com antecedência!

O certificado de vacinação, por exemplo, não costuma ser exigido, mas é bastante aconselhado.

Há outra recomendação não obrigatória, mas forte: os documentos do seguro viagem, se tiver contratado um!

 

Seguro viagem para a Oceania

É extremamente indicado que o viajante tenha um seguro de saúde, pois os preços de atendimento médico são muito altos.

Acontecem até alguns movimentos que defendem uma redução desses preços! Mas enquanto isso, a melhor forma de se prevenir pode ser contratar um seguro viagem.

Quase todo seguro viagem para a Oceania inclui assistência para casos de emergência – que costumam ser um atendimento bem mais caro!

Dessa forma, você não precisa pagar nada se houver uma rede conveniada, ou pode solicitar um reembolso, quando retornar da viagem, pelos serviços incluídos na apólice.

Isso sem falar de outras garantias, como as coberturas para atraso ou cancelamento no voo, extravio de bagagem e até assistência jurídica! Faça sua pesquisa e comprove.

 
Turismo na Oceania
Fonte: Stocksnap

No mapa da Oceania pode se ver, principalmente, a Austrália, que é difícil não notar pelo seu tamanho, e um grande número de ilhas, maiores e menores.

Em cada uma podem ser encontradas atrações únicas, ricas e maravilhosas, dentre a culinária, a cultura e as belezas naturais.

Mapa da Oceania

Por hora, vamos recomendar cinco destinos. Também, cada um com sua enorme variedade.

São Austrália, Fiji, Nova Zelândia, Taiti e Ilhas Salomão. Confira o mapa a seguir para ter uma boa ideia de cada localização

Turismo na Austrália

O que fazer na Austrália

Apesar de estar no menor dos continentes, a Austrália é o sexto maior país do mundo, logo atrás do Brasil, que está em quinto.

E assim como aqui, a população de lá se concentra em regiões mais próximas do litoral.

Com uma forte e perceptível influência norte-americana, a Austrália é muito procurada por quem quer aprender inglês em intercâmbio.

E a qualidade dos serviços acompanha essa fama. Infelizmente, os preços também, então é preciso ter bastante preparação.

Os transportes são bem abrangentes e acessíveis, também, facilitando a locomoção entre os pontos turísticos.

O que fazer na Austrália

Com tanto espaço, a dúvida é grande, né? Mas que tal começar pela famosa grande barreira de corais? O maior recife de corais do mundo, com cores deslumbrantes.

Pode explorá-la por um passeio de barco (alguns até que permitem a visão submarina através de placas de vidro!) ou até por um mergulho, pra uma experiência mais próxima.

Não curte a água? Então pode se direcionar ao famoso deserto Outback, na região central. Não é raro encontrar safáris que te guiem pela região.

E em Sydney, a maior cidade australiana, você terá um tempo mais urbano, mas com uma boa dose de praias, acompanhadas de muitos restaurantes, bares e serviços similares.

É nessa cidade que fica o Opera House, um ponto turístico muito famoso e que recebe atrações renomadas!

Dicas úteis sobre a Austrália

cartão internacional de comprovação de vacinação é importante para a Austrália, em especial com relação à febre amarela.

Isso pode te poupar algumas complicações e burocracias.

E não se esqueça que lá, apesar de falarem inglês, este pode ter diferenças marcantes em comparação com o britânico e o estadunidense.

Então, se possível, pesquise sobre e tente praticar um pouco.

E não se esqueça de estar bem adaptado ao calor, com roupas leves e garrafas de água, especialmente se for visitar a região central.

Turismo nas Ilhas Fiji

Turismo nas Ilhas Fiji

As Ilhas Fiji não possuem tanto espaço terrestre quanto a Austrália, mas as áreas à beira mar são mais do que o suficiente pra atrair atenção!

São mais de 300 as ilhas que compõem esse arquipélago. Todas cheios de espetáculos naturais, de florestas a picos e recifes de cores impressionantes. Por lá, eles falam inglês e Fijiano.

Turistas de todo tipo planejam suas viagens para lá, especialmente os esportistas e aqueles que buscam um ótimo descanso de férias.

Além de ter praias confortáveis e atraentes, em Fiji se encontram ondas excelentes e alguns pontos de mergulho inacreditáveis.

O que fazer na Ilhas Fiji

O que acha de um cruzeiro marítimo? Eles são bem comuns, passam por diversos destinos e oferecem uma boa dose de diversão e luxo.

Se quiser ficar mais em terra, visite o Museu Fiji, um dos mais conceituados da Oceania, repleto de recordações históricas e artísticas admiráveis.

Ou então vá ao Templo de Sri Siva Subramaniya, uma das marcas da cidade de Nadi, que atrai turistas e devotos para apreciar uma arquitetura incrível ou praticar seus costumes.

E para conhecer o melhor das belezas naturais de Fiji, faça um passeio pelas Ilhas Yasawas. É raro ver alguém arrependido de fazer esse trajeto!

Dicas úteis sobre Fiji

O pessoal é muito simpático por lá, então não se preocupe com ser mal recebido. São muito alegres e sorridentes.

Nos restaurantes e bares, apesar da influência norte-americana, não há o costume de dar gorjetas.

E atenção a ilhas que não possuam opções próximas para alimentação. Somente praias e hotéis. Estes destinos são incríveis, mas podem oferecer cardápios meio restritos.

Fique esperto também com o período de chuvas. Não apenas são a época mais quente e em que uma chuva repentina pode estragar seus planos, mas pode acontecer de aparecerem fenômenos como ciclones tropicais.

Em geral, não há muito com que se preocupar, mas, em caso de emergência, não deixe de seguir todas as instruções passadas por profissionais e órgãos oficiais.

Turismo na Nova Zelândia

Turismo na Oceania

Fonte: Unsplash

Assim como em Fiji, o território da Nova Zelândia é, em grande parte, formado por atividade vulcânica, e até conta com alguns vulcões em sua área.

A maior parte de sua população e movimento turístico acontece na região ao norte, um lugar cheio de praias e atrações.

O lugar atrai esportistas e aventureiros de vários tipos. Os próprios neozelandeses são conhecidos por serem muito fãs de uma aventura!

Também é o ponto certo para fazer um intercâmbio para quem quer estudo ou cursos de idiomas ou esportes.

E na parte urbana, as estradas são muito bem preservadas. Mas se for dirigir, lembre-se que eles dirigem em mão inglesa.

Pra quem não conhece, isso significa que, nas vias de mão dupla, os motoristas ficam à esquerda, e não à direita, como é no Brasil.

O volante também costuma ficar à direita no carro, e não à esquerda. Pode levar um tempo para se acostumar. Só não saia dirigindo na contramão, hein?

O que fazer na Nova Zelândia

Visite Auckland e Wellington, as cidades mais populosas de lá, localizadas na Ilha Norte. A infraestrutura é ótima e não falta o que fazer e visitar!

Estes são ótimos pontos para encontrar hospedarias e restaurantes. Lá por perto você também verá algumas vinícolas bem conhecidas.

Você pode ver até mesmo o local onde foram filmadas cenas dos filmes de O Senhor dos Anéis!

Já a Ilha Sul encontra seu valor em paisagens naturais, amplas e bem preservadas. Os lugares são menos urbanizados, naturais e com cores deslumbrantes!

Dicas úteis sobre a Nova Zelândia

Chegar lá é mais fácil de avião, com certeza. Mas depois, você pode querer considerar um aluguel de um carro, se puder se acostumar com a mão inglesa.

Ou contratar algum serviço de transporte, pois as estradas são uma ótima forma de locomoção entre os diversos pontos turísticos.

E se precisar de ajuda lá mesmo, você pode buscar o i-SITE, uma rede de informações com vários pontos espalhados pela Nova Zelândia, de prontidão para auxiliar e tirar dúvidas!

Turismo no Taiti

Turismo no Taiti

Este é mais um arquipélago muito digno de turismo na Oceania. As praias e a flora são inacreditáveis.

São 118 ilhas diversas que compõem seu território, na Polinésia Francesa.

Prepare-se pra viajar muito sobre as águas, se quiser transitar entre as ilhas.

E é na água mesmo que muitos preferem ficar, seja relaxando ou praticando uma variedade de esportes aquáticos.

O que fazer no Taiti

Há muitos praticantes de surfe, kitesurfe, windsurfe e bodyboard. Se ainda não conhece, pode ser uma boa tentar aprender!

E o clima é muito bom para isso e para umas boas sessões de relaxamento na praia.

Não é de se surpreender que alguns destinos tenham ganhado fama internacional, tal como Bora Bora, com seus visuais e gastronomia chamativos.

As atrações são bem focadas no bem estar e nos cuidados pessoais, com muitos resorts e SPAs à disposição.

Dicas úteis sobre o Taiti

A cultura de lá é bastante única. Não deixe de visitar algum evento cultural ou festa típica para apreciá-la e interagir com os amigáveis residentes.

O mesmo pode ser dito da culinária, bastante exótica e memorável!

E se for chegar de avião e não tiver medo de altura, aproveite a vista o quanto puder. Será um cenário esplêndido.

Turismo nas Ilhas Salomão

Turismo nas Ilhas Salomão

Vamos então a outro destino de arquipélago: as Ilhas Salomão, também conhecidas por seus habitantes como ilhas felizes!

A natureza desse lugar é muito bem preservada e vale a pena buscar uma trilha para presenciá-la de perto.

Isso inclui os vulcões, as cachoeiras, ilhas e grutas espalhadas pela região. Esses fatores tornam o ambiente muito propício para turismo na Oceania com foco em aventura.

Atenção também ao fato de que as línguas oficiais são o francês e o taitiano! Boa parte das pessoas também fala inglês, mas nem sempre é garantido.

O que fazer nas Ilhas Salomão

Com tantas belezas a se apreciar, é muito recomendado procurar um resort que faça o melhor uso das paisagens da Oceania, oferecendo muito conforto e diversão.

Mas em algum de seus vários cantos você poderá encontrar ótimos bares e restaurantes bastante animados em qualquer noite!

As aventuras nos vulcões, canais e trechos entre as ilhas do arquipélago podem ser inesquecíveis, também.

Por exemplo, a Aola Bay, um destino comum e central para várias das localidades turísticas das Ilhas Salomão.

Dicas úteis sobre as Ilhas Salomão

Apesar de serem mais de 90 as línguas faladas no país, a oficial é o inglês.

Por essa variedade linguística, é comum ver problemas com a comunicação, especialmente pois a internet não é tão presente, dando lugar ao rádio.

Ah, e não estranhe se ver um bom número de pessoas de pele escura e cabelos loiros. Elas são uma das marcas das Ilhas Salomão!

Cotação seguro viagem para a Oceania

Cotação seguro viagem para a Oceania

Oferecendo muitas possibilidades, o turismo na Oceania nos mostra inúmeras maravilhas.

Só não se esqueça de apreciá-las com segurança! Nunca se sabe quando algo pode dar errado.

E ninguém quer ter sua experiência arruinada por um imprevisto.

Fique à vontade com o Seguros Promo, para comparar até quatro planos das melhores seguradoras do mercado!

Veja qual atende melhor às suas necessidades e tire tantas dúvidas quanto necessário. Viaje com a maior tranquilidade pois, de Promo, você pode!

FONTE/CRÉDITOS: Seguros Promo
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!